Os riscos do BBB (bom, bonito e barato) no casamento!
Por Lívia Oliveira
Convivo diariamente com muitas noivas de diferentes gostos, vontades, classes sociais, festas grandes e pequenas; mas todas com um ponto em comum: a vontade de fechar os melhores contratos e pelos menores preços. Do outro lado temos uma infinidade de fornecedores, oferecendo realizar o maior sonho de nossas vidas.
Não venho aqui falar de qual fornecedor é bom ou ruim, mas procuro sempre os melhores e confio em todos os parceiros do site e longe de ficar falando mal dessa ou daquela empresa.
Acontece que eu vejo todos os dias no grupo NBU´s do facebook muitas noivas solicitando indicações de empresas BBB - Bom Bonito e barato - e eu tenho uma opinião que pode não agradar a todos que estão lendo esse texto. Mas aqui também vale aquele ditado das nossas avós: "Quando a esmola é boa o santo desconfia".
Todo serviço tem um custo e toda empresa tem gastos para conseguir prestar esses serviços com excelência, sejam elas no ramo do casamento ou não, pagam funcionários, impostos e visam lucro, afinal não são beneficentes. Seria muita inocência contratar um buffet de R$20,00/pessoa (coquetel + jantar) quando a média da sua cidade é R$ 60,00. Hoje até um lanche no Mc Donalds custa mais do que vinte reais! Se uma noivinha se arrisca em assinar esse contrato, está dando carta branca para a empresa e assumindo vários riscos: de que a empresa não cumpra com o cardápio prometido, que decrete falência antes do seu casamento, que desapareça do mapa sem deixar sinais e por aí vai...
Escutamos mil amigas falando que conhecem uma amiga que comprou o vestido no site da China por uma micharia e arrasou. Mas não dá pra comprar um vestido de 100 dólares no site da china e ter certeza que a renda chinesa será igual à francesa, mesmo que cada vez mais eles estejam se superando. É muita ingenuidade contratar um decorador que é 90% mais barato do que a média do mercado e esperar que ele use orquídeas e as rosas mais lindas do mundo na sua festa. Para tudo o BOM SENSO é a palavra chave!
O CERIMONIAL É A LINHA TÊNUE ENTRE O SUCESSO E FRACASSO DO SEU CASAMENTO! Não economize nesse contrato. Pesquise, pondere, consulte e se for necessário economize deixando de oferecer lembrancinhas aos convidados, diminuindo a lista de convidados, usando flores mais baratas na decoração, alugando o vestido ao invés de comprá-lo... enfim, dá pra economizar em muitas coisas, mas NÃO ECONOMIZE NO CERIMONIAL.
Mas aí você me diz: "Ahhh, mas empresas caras/de custo médio não são garantia de que não vou ter problemas". CONCORDO, mas é para isso que você vai pesquisar informações, checar a reputação do fornecedor com o seu competente cerimonialista, pesquisar em grupos de noivas, no Reclame aqui, no procon e tudo mais que você puder fazer para diminuir os riscos a correr.
Concluindo, eu não sou contra o BBB, só acredito que podemos colocar a razão na frente da emoção e garantir nosso sonho realizado. Seja ele grande ou pequeno, ostentoso ou simples, para 10 ou 1000 pessoas. Espero com esse "desabafo" ter ajudado alguma noivinha.
Beijos,
Livia Oliveira
Matéria retirada do Blog Casarei em Brasília www.casareiembrasilia.com.br
A Piteri Coral e Orquestra agradece a parceria de Lívia Oliveira da Equipe Casarei em Brasília.
Solicite um orçamento completo do CORAL PITERI.